🔔

Conte um pouco como nosso site te ajudou em algum momento.



Orkut guarda memória dos brasileiros nas redes sociais


Se você gosta de nossos conteúdos então não deixe de compartilhar com seus contatos, assim você nos ajuda a alcançar mais pessoas, você também pode realizar uma pesquena doação, assim você ajudará a desenvolver mais conteúdos e tutoriais de qualidade!


Postado em: 30/06/2014 18:59:19
Publicidade

Confira nossas super ofertas:

Nesta segunda-feira, o Google enfim confirmou os rumores que já circulavam há anos: a morte da rede social Orkut. Criado há pouco mais de uma década, o serviço é encerrado muito em função da falta de interesse de seu proprietário.  Seu fim é um marco para a internet brasileira, assim como foi sua aparição. Isso porque, para muitos, o serviço foi a porta de entrada para a web, no mínimo para as redes sociais. A história rica dos conteúdos publicados nas famosas, populosas e numerosas comunidades será preservada, contudo: o Google permitirá acesso aos usuários (entenda como conferir os conteúdos).

Leia mais: Google anuncia o fim do Orkut Google+ em 2014: é vai ou racha

Criada pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten em janeiro de 2004, o Orkut reúne boa parte da experiência digital vivida por usuários da internet brasileira entre 2004 e 2011. Nos infindáveis perfis e comunidades, é possível acompanhar, por exemplo, flertes, elogios, críticas, reclamações, dramas, ofensas etc. Quem esteve pór lá, certamente se lembra dos testimonials(depoimentos) recheados de elogios e declarações rasgadas.

Por isso, o Orkut foi um espelho poderoso do comportamento do usuário brasileiro — em especial, dos adolescentes, que representavam 60% do cadastrados. Naquele período, o serviço foi também uma das maiores redes do planeta, atrás apenas do MySpace. Para se manter na dianteira, contudo, era necessário inovar. Então, faltou atenção da nave-mãe. A partir de 2011, o Google desviou todas as suas energias destinadas a produtos sociais para o Google+. A mudança foi fundamental para o abandono e derrocada do Orkut.

O Orkut não era prioridade da empresa. Talvez nunca tenha sido. Em dezembro de 2011, um mês após o lançamento do Google+, o Orkut perdeu a preferência do usuários brasileiro para o Facebook, que havia desembarcado havia pouco no país com estratégias agressivas — tirando, por exemplo, os principais executivos do Google. O investimento representativo de Mark Zuckerberg acabou com a hegemonia de quase uma década. O Orkut nunca mais voltaria a ser o serviço escolhido por brasileiros para partilhar ideias e sentimentos.

De lá para cá, o Google+ se tornou projeto prioritário no QG da empresa, em Mountain View. Em maio de 2012, veio o beijo da morte: o Google anunciou a integração entre Orkut e Google+, autorizando usuários a publicar conteúdos simultaneamente nas duas redes. Assim, a rede respirava por aparelhos, até surgir, nesta segunda-feira, a notícia oficial do desligamento dos aparelhos. O Orkut vai, mas a pedra mais preciosa da rede fica: a história dos primeiros passos de usuários brasileiros em redes sociais, detalhados nas comunidades.

 

Via: Veja

Veja também:



Analise Windows 8 Pro

Veja +

Nova versão do Ubuntu dá cinco anos de suporte

Veja +

Windows 10 já está disponível para download

Veja +

o que é ChatGPT?

Veja +

 

copyright ©2012 - 2024 JM Jonathan Moreira - Todos os direitos reservados